Notícias

Baguete: “TJAM adota solução da Nutanix”

via Baguete

O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) investiu R$ 4 milhões na solução hiperconvergente da Nutanix, que une recursos de processamento e armazenamento

A iniciativa começou com o objetivo de digitalizar uma grande quantidade de processos em papel, além de modernizar o atendimento aos cerca de 7 mil advogados da região e aos 3 mil funcionários do Tribunal. O TJAM tem 180 varas distribuídas por uma extensa região geográfica, muitas de acesso apenas por rios. Elas estão conectadas via satélite do Sipam – Sistema de Proteção da Amazônia.

“A migração foi feita sem que houvesse qualquer necessidade de interrupção dos serviços, que funcionam 24 horas”, ressalta Thiago Franco, diretor de TI do Tribunal de Justiça do Amazonas. O Tribunal analisou plataformas através de uma pesquisa em que a equipe responsável pelo projeto verificou que a Prefeitura de Manaus havia adquirido a tecnologia hiperconvergente da Nutanix no início de 2015.

A definição pela aquisição da plataforma da Nutanix ocorreu após processo licitatório. A execução de todo o projeto, desde a entrega de equipamentos, implantação e treinamentos, ocorreu entre os meses de maio e outubro de 2015, com apoio da revenda Servix. “Um dos fatores primordiais para os investimentos que o TJAM estava disposto a fazer seria a garantia de uma solução que permitisse um ambiente de alta disponibilidade, em razão da necessidade de continuidade dos serviços que o Tribunal presta à sociedade”, explica Franco.

Com a implantação, houve diminuição de consumo de energia elétrica e otimização do espaço físico. “Destacam-se, ainda, a simplicidade no gerenciamento de solução de data center distribuído com alta disponibilidade e o ganho significativo na capacidade de processamento se comparada às soluções tradicionais”, acrescenta o diretor. A Nutanix abriu operação no Brasil em 2014 e desde então conquistou mais de 30 clientes no país, sendo 10 em 2015. Entre os clientes estão Stemac, SunCoke, Prefeitura de Manaus, Direct One e Unicred. Com mais de 700 colaboradores, a empresa dos Estados Unidos conta com escritórios na América do Norte, Austrália, Europa, Ásia, Japão e América Latina.