Notícias

CIOs querem cloud, mas relutam para aderir ao modelo, diz Gartner

Informação é parte de pesquisa global com 2,8 mil executivos de TI que será apresentada na Conferência Infraestrutura de TI, Operações e Data Center, em São Paulo

Apesar do entusiasmo dos líderes de tecnologia com cloud computing, a taxa de adoção desse modelo para compra de TI ainda é lenta. A constatação faz parte do estudo “Mudando para a Liderança Digital: A Agenda dos CIOs para 2015”, realizada pelo Gartner e que será apresentado em sua Conferência Infraestrutura de TI, Operações e Data Center, que ocorre nos dias 7 e 8 de abril, em São Paulo, no Sheraton São Paulo WTC Hotel.

A pesquisa global da consultoria entrevistou mais de 2,8 mil CIOs, incluindo executivos brasileiros, que são responsáveis pela gestão de US$ 397 bilhões em gastos de TI e US$ 202,5 bilhões em gastos de Infraestrutura de TI e Operações (I&O).

“Os resultados do estudo mostram que, para a maioria dos CIOs, as soluções de cloud são cada vez mais úteis para os projetos de TI, mas não são a primeira opção a ser considerada”, diz Dave Russell, vice-presidente e Analista Distinto do Gartner.

Segundo ele, os líderes de I&O têm a tendência de proteger suas infraestruturas dentro de casa e, em muitos casos, isso representa o grande obstáculo para a adoção de soluções baseadas em cloud.

“Geralmente, os profissionais recorrem a ‘cloudwashing’ como desculpa para não procurar uma verdadeira solução completa e que atenda às necessidades das empresas por completo. Ao invés disso, eles deveriam instituir uma atenção do tipo ‘cloud como primeira opção’ para todos os projetos na base de aplicação-por-aplicação”, diz o analista.

Ainda de acordo com o estudo, quase metade dos 2,8 mil CIOs entrevistados considera a cloud uma opção viável. Porém, 9% deles ainda não planejam usar nuvem nem mesmo para projetos de SaaS (sigla de Software como Serviço).

Outros 15% não deverão usar nem em projetos de IaaS (sigla de Infraestrutura como Serviço).

Independente do uso, as equipes de I&O precisam pensar em todas as opções para fazerem a melhor utilização possível dos recursos disponíveis e para garantirem que as exigências do serviço sejam atendidas.

“Em vez de ignorar a cloud, ou considerá-la com certa relutância, deve-se avaliar todos os modelos de implementação no início dos projetos para que se poupe tempo e produza resultados melhores”, aconselha Mike Chuba, vice-presidente de Pesquisas da Gartner.

SERVIÇO

Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Operações e Data Center
Dias 7 e 8 de abril de 2015 (Terça e Quarta-feira)
Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel – Av. das Nações Unidas, nº 12.559
Inscrições: Por e-mail brasil.inscricoes@gartner.com, pelos telefones (011) 5632-3109 e 0800-7441440, ou pelo site oficial.