Notícias

De olho nas empresas, Google lança plataforma Android for Work

Por Sharon Gaudin, do Computerworld

Gigante de buscas adicionou camadas de segurança e gestão ao sistema operacional na tentativa de encorajar empresas a adotarem sua plataforma

O Google trabalha para ampliar a base de dispositivos com seu sistema operacional no ambiente corporativo. A companhia anunciou na quarta-feira (25/02) um novo programa, chamado Android For Work, que adicionou camadas de segurança e gestão na tentativa de encorajar empresas a adotarem a plataforma.

“Para muitos, os dispositivos móveis viraram ferramentas essenciais, auxiliando a completar tarefas importantes como checar mensagens, editar documentos, revisar previsão de vendas e aprovar negócios”, escreveu Rajen Sheth, diretor responsável pelo Android e Chrome for Work, em seu blog. “Mas, para a maioria dos trabalhadores, smartphones e tablets são subutilizados dentro da empresa. Seu potencial de negócios e inovação continua intocado”.

As características do Android for Work trazem criptografia padrão, reforço de segurança no SELinux e suporte para múltiplos usuários no Android 5.0 e Lollipop para isolar e proteger dados corporativos.

O Google também disse que os trabalhadores podem usar seus aplicativos pessoais sem medo que seu empregador os veja, pois o contratante só consegue dados de trabalho e não pode apagar ou ver seus e-mails pessoais, fotos e documentos.

Sheth afirma que os dispositivos de funcionários que não têm perfis de trabalho rodando nativamente ou que rodam versões Ice Cream Sandwich através KitKat podem usar o novo app Android for Work que entrega segurança em serviços de e-mail, calendário, documentos, contatos e acesso a aplicativos de trabalho aprovados.

No Brasil

Em entrevista recente à Computerworld Brasil, executivos do Google revelaram que, aos poucos, a provedora começa a trazer novas ferramentas corporativas para a América Latina. Mauro Rezende, líder de operações do Google for Work para a América Latina, mencionou a chegada do Android For Work na região.

Na ocasião, o executivo antecipou que o sistema tornaria o sistema operacional mais aderente a demandas empresariais e alinhado a políticas de bring your on device (Byod).

Em busca das grandes

A proliferação de casos de sucesso tem estimulado novas empresas a partirem rumo a cloud. O modelo se aprofunda, deixa a camada de early adopters e atinge camadas mais conservadoras das organizações. O Google quer aproveitar essa nova leva de novos usuários e proliferar suas ferramentas, especialmente entre as grandes organizações.

“Agora existe uma adoção em massa”, sintetiza Fernando Teixeira, líder de Sales Engineering da companhia para a América Latina, sobre as possibilidades de negócio. Ele prossegue: “chegamos a segunda leva de empresas que entram nesse campo. Companhias que perceberam que ir para cloud é fundamental para manter competitividade. É nesse ponto que estamos no Brasil”.