Notícias

Exclusivo: Brasileiras de TI esperam crescimento médio de 16% em 2015

Pesquisa aponta que 62% das empresas colocarão o foco em procurar novos clientes e 52% pretendem aumentar os investimentos em marketing e vendas ao longo do ano

Por Felipe Dreher, do Computerworld

2015 tinha tudo para ser um ano assustador em termos de negócio. Instabilidades políticas/sociais e uma economia em desaceleração prevista por especialistas deixaram muita gente preocupada quanto ao cenário que se desenhava. Passados pouco mais de cinco meses e o que se vê, pelo menos no setor de TI, é um clima de otimismo.

Fornecedores de tecnologia indicam perspectivas de bons resultados e um futuro promissor no curto prazo. Pelo menos é o que aponta o levantamento mais recente realizado pela Advance Consulting, que trimestralmente indaga centenas de empresários para medir os ânimos na indústria.

De acordo com o estudo fechado em maio, as empresas brasileiras de TIC esperam crescer acima de 16% frente a 2014. Interessante notar certa euforia dos executivos que responderam a pesquisa, uma vez que eles mesmos apontam que o setor vai avançar apenas 6,5% em comparação ao ano anterior.

Os motivos pelos quais acham que suas companhias crescerão acima da média do mercado é foco em vendas (para 36% dos respondentes), o que inclui expansão de atuação ou de geografia. Segundo a pesquisa, 62% das empresas dizem que colocarão o foco em procurar novos clientes. Além disso, pouco mais da metade (52%) pretende aumentar os investimentos em marketing e vendas ao longo do ano.