Notícias

HP apresenta tecnologia que pode revolucionar o mundo da computação

A HP apresentou esta semana, durante o Discover 2014, evento da empresa que aconteceu em Las Vegas, nos Estados Unidos, sua mais recente invenção, uma máquina que pode revolucionar o mundo da computação. De acordo com a HP, a máquina não é um servidor, estação de trabalho, PC, dispositivo ou telefone, mas uma amálgama de todas essas coisas. Ela foi projetada para ser capaz de lidar com os grandes volumes de dados produzidos a partir da Internet das Coisas, que é o conceito de uma rede de futuro projetada para conectar uma variedade de objetos e gadgets.

HP_the-machineA fim de lidar com essa enxurrada de informações, a nova tecnologia da HP funciona com fotônicos de silício, em vez de fios de cobre tradicionais, aumentando a velocidade do sistema e reduzindo o consumo energético. Além disso, a tecnologia apresenta memristors que são capazes de armazenar informação mesmo após a perda de energia.

O resultado é um sistema seis vezes mais poderoso do que os servidores existentes e que requer oitenta vezes menos energia. Ainda segundo a HP, a máquina pode gerenciar 160 petabytes de dados em apenas 250 nanossegundos. Isso não é apenas para grandes supercomputadores, mas pode ser usado em dispositivos menores, como smartphones e laptops. Durante uma palestra ministrada no Discover 2014, Martin Fink, diretor de tecnologia da HP, explicou que os smartphones poderão ser fabricados com 100 terabytes de memória caso a tecnologia seja aprimorada.

A HP prevê uma variedade de aplicações futuras para essa tecnologia em várias configurações diferentes, do mundo dos negócios para a medicina. Por exemplo, poderia ser possível para os médicos compararem seus sintomas ou DNA com os pacientes em todo o mundo em um instante e sem violar a privacidade, melhorando os resultados de saúde.

A HP espera ter amostras desta nova tecnologia até 2015 e os primeiros dispositivos equipados com ela até 2018.

Veja este vídeo do YouTube que foi produzido esta semana durante o Discover 2014 detalhando a tecnologia:

Clique aqui para saber mais sobre o assunto.