Notícias

Quais são os três pontos a considerar ao avaliar o armazenamento definido por software para sua PME?

Por Brian Suhr

O setor de armazenamento hoje trata de duas tendências populares. São o armazenamento convergente e o armazenamento definido por software. Embora a definição do que seja realmente o armazenamento definido por software possa variar de pessoa para pessoa, minha interpretação é que, no mínimo, uma solução de armazenamento deve ser facilmente controlada por políticas e outras tarefas de aprovisionamento de armazenamento devem ser capazes de ser controladas por meio de APIs ou outro método de automação.

BrainSuhr

A discussão sobre armazenamento convergente de hoje se concentra em transferir as unidades flash e de disco rígido para os servidores. Essa camada de armazenamento local é, então, unificada em uma camada de armazenamento compartilhado, disponível para todos os hosts em um cluster. As ofertas de armazenamento convergente podem resultar em dados de performance moderna impressionantes e, ao mesmo tempo, serem fáceis de usar.

Os departamentos de TI as PMEs de hoje são constantemente solicitados a fornecer mais serviços a um ritmo cada vez mais rápido. Isso significa que os negócios vão pedir que aplicativos e serviços sejam implantados quase imediatamente e vão esperar que tenham bom desempenho. O que a maioria das pequenas e médias empresas não tem é o luxo de uma grande equipe de operações de TI. Para atender a essas solicitações, as PMEs precisam de armazenamento que seja fácil de implementar e gerenciar, mas que também ofereça um desempenho impressionante.

Com esses requisitos, acho que o Virtual SAN da VMware se posiciona como uma excelente escolha para as PMEs quando se considera a mudança para armazenamento definido por software. O fato de que o Virtual SAN é integrado ao ESXi e pode ser instalado com apenas alguns cliques é um enorme benefício para os administradores do vSphere. Os três pontos a seguir são importantes a se considerar ao avaliar o armazenamento definido por software para sua PME.

1. Fácil de gerenciar

O primeiro dos dois requisitos mais importantes para armazenamento definido por software é que deve ser mais fácil gerenciar o armazenamento do que nas opções de hardware anteriores. Ele deve oferecer aos administradores a capacidade de definir políticas para controlar o desempenho, a capacidade de recuperação e outros recursos. Esses recursos devem ser facilmente configuráveis sem que seja necessário executar dezenas de etapas complexas. Melhor ainda se os administradores da VMware puderem realizar essas etapas e eliminar a necessidade de solicitar a uma equipe de armazenamento separada ou de desenvolver habilidades específicas sobre armazenamento.

O Virtual SAN oferece a capacidade de controlar o comportamento do armazenamento de VMs individuais por meio de políticas de armazenamento. As políticas de armazenamento fazem parte do vSphere desde algumas das mais recentes versões principais, mas elas têm sido subutilizadas pelos fornecedores de armazenamento de terceiros. Como alternativa, o Virtual SAN, depois de configurado, preenche algumas novas políticas de armazenamento que permitem que os administradores criem políticas para uma única VM ou para grupos de VMs e controlem como será a proteção e o desempenho no Virtual SAN. Isso proporciona um processo administrativo compreensível e fácil de gerenciar.

2. Desempenho

O outro principal requisito para o armazenamento definido por software, independentemente do tamanho do cliente, é o desempenho. O armazenamento deve ser capaz de atender aos requisitos de E/S e latência dos seus aplicativos. Ao fazer com que a solução de armazenamento seja fácil de configurar e gerenciar, ela deve, então, ter um desempenho pronto para diversos tipos de cargas de trabalho. Ao remover os controles para obter mais desempenho e reduzir a complexidade, o Virtual SAN deve garantir o fornecimento de um desempenho impressionante; isso é feito com uma combinação de armazenamento flash e discos tradicionais. No Virtual SAN, o armazenamento flash da solução é usado para o cache de leitura e as confirmações de gravação.

A abordagem de armazenamento híbrido que o Virtual SAN usa permite uma experiência semelhante a ter somente flash, com um custo reduzido por meio do uso de discos para oferecer capacidade de armazenamento. Isso também proporciona a capacidade de ampliar a capacidade de um cluster Virtual SAN independentemente do desempenho, adicionando-se discos a grupos de discos. O desempenho do Virtual SAN também pode ser ampliado com aumento limitado da capacidade ao adicionar-se um novo grupo de discos para permitir a inclusão de mais flash ao cluster Virtual SAN. A arquitetura do Virtual SAN permite que ele ofereça desempenho flexível o suficiente para dar suporte a VMs de servidores, VMs de desktops e aplicativos empresariais.

3. Dimensionamento

Depois da facilidade de gerenciamento e do desempenho, a capacidade de dimensionar de pequenas configurações a grandes implantações é uma necessidade para o armazenamento definido por software. O Virtual SAN oferece um modelo de dimensionamento que é fácil de entender. Você pode dimensionar horizontalmente o Virtual SAN à medida que seu cluster vSphere é dimensionado horizontalmente, pois o Virtual SAN segue esse modelo e adiciona capacidade e desempenho à medida que aumenta o número de hosts do cluster. Você também pode dimensionar o desempenho e a capacidade ao adicionar grupos de discos a hosts Virtual SAN existentes. Isso permite dimensionar recursos de armazenamento que precisem adicionar processamento ao cluster.

Ao avaliar as opções de armazenamento definido por software, lembre-se dessas importantes considerações. Ao ter essas capacidades em mente, você poderá compreender as diferenças entre diversas opções de armazenamento e como elas podem se adequar ao seu ambiente. Ao avaliar o Virtual SAN, faça download do recém-publicado Guia de design e dimensionamento do VMware Virtual SAN para ajudar a determinar as características do seu ambiente de TI e a traduzi-las em requisitos de hardware do Virtual SAN. Se desejar ganhar alguma experiência na configuração e no gerenciamento do Virtual SAN, consulte o laboratório do Virtual SAN no Laboratório prático da VMware.