Notícias

Terceira plataforma na era da agilidade

Por Edileuza Soares

Para atender demanda dos negócios, sete em cada dez executivos planejam a transformação de seus data centers

Estudos das consultorias de mercado sinalizam que a terceira plataforma, apoiada em quatro pilares (mobilidade, nuvem, big data e social media), será o grande motor de investimentos das companhias em 2015. Cada vez mais as organizações estão adotando mais dispositivos móveis para automatizar processos e permitir que funcionários trabalhem em qualquer lugar e horário.

O avanço dos dispositivos móveis faz com que as empresas transfiram mais aplicações para nuvem para permitir o acesso onde quer que suas equipes estejam.

Adoção dessas tecnologias e popularização das mídias sociais contribuem para que as organizações sejam inundadas de dados. Escalar a montanha de informações estruturadas e não estruturadas exige ferramentas de big data para análises de dados com inteligência para decisões mais acertadas.

É o uso correto dessas tecnologias que vão trazer valor para os negócios e atender demandas das empresas na velocidade que elas precisam. Para acompanhar esse processo de transformação e digitalização dos processos, a TI tem que ser ágil.

Os CIOs sabem dessa necessidade e estão se planejamento para dar respostas rápidas aos negócios, revela uma pesquisa realizada pela IDG Research Services com a Symantec com 433 profissionais globais de TI.

O estudo foi para entender como as companhias de diferentes países interpretam o conceito de TI ágil. Entre os entrevistados, 100 profissionais são da América Latina, incluindo Brasil e México.
Entre os entrevistados, 80% informaram que garantir a agilidade da TI é uma das prioridades mais importantes para suas empresas nos próximos dois anos. Prova disso é que sete em cada dez executivos estão planejando para daqui um ano a transformação de seus data centers.