Notícias

O que são BIG DATA ANALYTICS e Internet das coisas?

Embora o Big Data Analytics e a Internet das coisas (IoT) sejam termos que já existem há muito tempo, ainda há alguma confusão sobre o que cada um significa e como eles podem ou não atuar em conjunto. Esta publicação no blog descreve os significados desses termos e benefícios que eles oferecem, bem como links para informações relacionadas.

Big Data Analytics
É o processo de examinar conjuntos de dados amplos e variados para descobrir padrões ocultos, correlações desconhecidas, tendências de mercado, preferências do cliente e outras informações úteis que podem ajudar as organizações a tomar decisões empresariais mais bem informadas. Impulsionada por sistemas e softwares de análise especializados, a grande análise desses dados pode apontar o caminho para vários benefícios empresariais, incluindo novas oportunidades de receita, marketing mais efetivo, melhor atendimento ao cliente, melhor eficiência operacional e vantagens competitivas em relação aos rivais.

De acordo com uma pesquisa da Datameer em 2016, 78% das empresas concordam que o BIG DATA têm o potencial de mudar fundamentalmente a maneira como eles fazem negócios nos próximos três anos. Para saber mais sobre as diferentes tecnologias de dados, segmentações e ecossistemas, veja esta nova página “O que é BIG DATA”.

IoT
De acordo com o livro Digital Destiny, até 2020, o número de dispositivos conectados à Internet deverá crescer para 40 / 50 bilhões. São cerca de cinco dispositivos conectados por pessoa na Terra. O IoT é definido como um sistema de coisas físicas, tais como veículos e eletrodomésticos embutidos com sensores, software, eletrônicos e conectividade para permitir melhor desempenho através da troca de informações com outros dispositivos conectados, o operador ou o fabricante. Portanto, dados importantes são sobre a análise de dados, e o IoT é sobre dados, dispositivos e conectividade. Para saber como habilitar os benefícios do IoT através de um tecido de dados, leia esta postagem no blog.